EPÍSTOLA AOS GÁLATAS.



    A Estola de Paulo aos Galatas: trata-se de umA, "Carta dirigida (digo) endereçada as Igrejas da Galacia".


Note: "As Igrejas". E quem eram essas tais Igrejas? Provavelmente, as de Antioquia, lconio, Listra e Derbe.


Obs: Narra-se 0 inicio dessas Igrejas em (At 13. 13 a 14.24).


<> Esta é a mais Antiga das Epistolas Paulinas, foi escrita por Paulo quando estava na grécia (O período também foca a sua terceira viagem missionária, isto durante a mesma e como tal: Data-se de 49 d.C).



0 Autor: 0 Apóstolo Paulo, (Cap.1. 1).
A chave: "A liberdade em Cristo Jesus", (Cap. 2.4; 5).



   O Apóstolo foi bem recebido, no inicio, pelos Galatas, estabelecendo uma Igreja ali, 1.6; 4. 14. Mas na sua ausencia entraram crentes convertidos do judaismo e ensinaram que era necessario entrarem pela porta do judaismo para serem realmente salvos.


  O Apóstolo escreve esta Epístola para corrigir este erro e salvar a Igreja de ser apenas uma seita dos Judaizante.


Historico:


   A Galácia era uma Região, Província do Império Romano! O fato que leva Paulo a redigir uma Epístola endereçada a ela era: Primeiro sua preocupação como Pastor. Segundo, o fato que lhe fora notificado! Os constantes desvios dos crentes por causa de falsos ensinos!


a) - Objetivos da Epístola:


1- Combater as doutrinas Judaizantes (Cap 1.1-13).
2- Ensinar o propósito da fé, diante da questão da Lei.
3- Restaurar os Gálatas caídos.


Observações:



1ª- Paulo foca a fé e a Graça, Nesta Epístola, para confrontar-se com os judaizantes que procuravam intensificar a lei dentro do favor Divino!


2ª- No Contexto Mosaico: A Lei não dependia da fé, mais da Razão, uma vez que Deus queria mostra-lhes Soberania! Então Paulo foca que a Lei não dependia da fé necessariamente! Por que a Lei não JUSTIFICAVA, apena INOCENTAVA! Porém independente disto a Lei não se oponha a fé, pois em alguns pontos a Lei exigia que se usasse a fé (Dt 28.1-3).


Note: O forte da Lei era a Obediência, já o forte da fé era a Graça! Foi pela graça de Deus que Abraão alcançou o favor da Fé!.


*Abraão foi justificado pela fé!


3ª- Na Visão Paulina: A fé por sua vez descaracteriza a dependência da Lei! Por que Além de Salvar, ela (A fé), também Justifica. (Vimos isto n a Carta aos Romanos).



*A Carta parafraseia Três fatos relacionados a:


1- A Fé, (Abraão); 2- A Lei, (Moisés);  3- A Graça.(Cristo).



b)- A defesa de Paulo ao Evangelho:


   Espantado com as Noticias que recebera Paulo foca logo de inicio uma excelente defesa ao verdadeiro Evangelho que recebera de Cristo (Cap 1.1-7).


Veja: Nesta Epístola, Paulo define como “Nova Pregação” - As pretensões heréticas difundidas no meio da congregação! Já Expressão “outro” exprime um “Evangelho diferente”, daquele a qual ele havia pregado antes, dos Judaizantes impregnarem as mentes dos crentes Galacianos!
Paulo concretiza dizendo:“Ainda que alguns de nós... ou mesmo um Anjo, vós pregue algo diferente (* o Autor: sintetizo eu o texto), Não creiam é maldição!”


Note: Com esta afirmação Paulo defendia com maestria a pureza do Evangelho de Cristo!
c)- A Epístola possui três divisões basicas:


A Primeira divisão: Trata o Apóstolo Paulo de, "O Apostolo da liberdade em Cristo Jesus"; Nesta Epístola, Paulo, afirma e prova a sua chamada divina, também sua autoridade como Apóstolo do Rei Jesus Cristo (Caps. 1 e 2).


A Segunda divisão: Versa sobre "A Doutrina dessa liberdade"; A nossa justificação é inteiramente pela fé, e não pelas obras da lei, (Caps 3 e 4).


a)- A doutrina da liberade e a justificação:              Neste tópico temos três focos crusciais:


1º A Fé: – (Cap 3.6); Vem primeiro por que Abraão, foi Justificado por ela. E por meio dela tornou-se amigo de Deus. Logo sem fé não existe graça, lei ou salvação! Exemplo: O Pacto Abraamico foi feito pela fé (Ainda que sem ve quem lhe falava, ele creu quando ainda residia em Ur dos caldeus "Gn 12.1ss; 15"). Isto não incluia obras!


2º A Lei: - Esta era Mosaica, veio depois de Abraão 400 anos! Logo o pacto que Deus fizera com o velho Patriarca era puramente de fé e não de lei! Tanto que a maior circuncisão era a que se operava no coração! O Pacto Abraamico não tem nada  haver com a lei! A lei que abraçou-o, e por isso os judaizantes obrigavam os crentes a passarem por ela e ainda cumpriem a mesma, para realmente serem salvos!


* Paulo deixa claro que a Lei não foi dada para salvar, apenas para inocentar da culpa, uma vez que seu papel é mostrar o erro!



* A Doutrina da Justificação então toma forma em Cristo – segundo Paulo (Cap. 3.13). Portanto o cristão estava insento da lei, não do amor!


3º A Graça:- Favor imerecido (do grego: charisma). Note: Uma coisa boa da lei é que esta não se oponhe a fé, pelo contrário incentiva-a (Cap. 3.21; Dt 28.1-2).


<> Neste ponto descobre-se que Cristo nos trouxe uma fé genuina inserida dentro do favor Divino, porém para isto se concreto Ele próprio cumpriu a lei, insentado a sua Igreja deste peso que era a lei sem a graça!


A Terceira divisão: Cristo nos libertou para uma "Vida de Liberdade"; conclui com certos conselhos e direções praticas, (Caps. 5 e 6).



b)- Os Conselhos e práticas são:


A Vida que Paulo defendia pela luz do Evangelho era a da Liberdade! Note: Liberdade Em Cristo Nem a circuncisão ou a incircuncisão tem o valor empregado pela graça (Cap 5.6). Portanto dizia ele: “Não useis a vossa liberdade para dar ocasião a carne”...(v.13).  

Entenda: A Base deste (Cap 5.1-6) era: “Permanecer na Graça”.


c)- Mais para isto ser possível era preciso:



1*) - Os crentes da Galácia, rejeitarem os falsos mestres (Cap. 5.1,7-12).


2*) - Andar em amor!


Note: As pregações Judaizantes os obrigavam a cumprirem a Lei para serem salvos! Paulo lhes diz que se o amor a Cristo e ao Evangelho estivessem em seus corações, eles já estavam cumprindo os interesses da Lei, logo os rudimentos exigidos por ela (a Lei), já não eram necessários aos crentes (Cap. 5.14).     
3*) - Serem firmes na hora da Tentação da carne  (Cap. 5.16-21).


*Neste tópico Paulo foca:


1º- Obras da carne.Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: Adultério, Prostituição, Impureza, Lascívia, Idolatria, Feitiçaria, Inimizades, Porfias, Emulações, Iras, Pelejas, Dissensões, Heresias, Invejas, Homicídios, Bebedices, Glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus (vv.19-21).


2º- Os frutos do Espírito. → Mas o fruto do Espírito é: Amor, Gozo, Paz, Longanimidade, Benignidade, Bondade, Fé, Mansidão, Temperança. “Contra estas coisas não há lei.” (vv.22,23).


4*) - O crente agora além de andar no Amor agora sob a regência do Espírito Santo - deve também andar segundo o Próprio. Digo segundo sua vontade, santidade, amor e dedicação! (Cap. 5. 25).  
5*) - Levar as cargas uns dos outros. (Cap 6.1-5).   
6*) - Fazer o bem, principalmente aos domésticos da fé  (Cap. 6.6-10).
7*) - Paulo finaliza dizendo: Gloriem-se no Senhor  (vv.14,15).



Conclusão da carta: Restaurar a fé dos crentes e firmá-los em Cristo com base suficiente para se defenderem dos falsos mestres! Amém!

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