EPÍSTOLA AOS GÁLATAS.
A Epístola de Paulo aos Galatas: trata-se de
umA, "Carta dirigida (digo)
endereçada as Igrejas da Galacia".
Note: "As Igrejas". E quem eram essas tais Igrejas? Provavelmente, as de Antioquia, lconio, Listra e Derbe.
Obs: Narra-se 0 inicio dessas Igrejas em (At 13. 13 a 14.24).
<> Esta é a mais
Antiga das Epistolas Paulinas, foi escrita por Paulo quando estava na grécia (O
período também foca a sua terceira viagem missionária, isto durante a mesma e
como tal: Data-se de 49 d.C).
0 Autor: 0 Apóstolo Paulo, (Cap.1. 1).
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A chave: "A liberdade em Cristo Jesus", (Cap. 2.4; 5).
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O Apóstolo foi bem recebido, no inicio, pelos Galatas, estabelecendo uma Igreja ali, 1.6; 4. 14. Mas na sua ausencia entraram crentes convertidos do judaismo e ensinaram que era necessario entrarem pela porta do judaismo para serem realmente salvos.
O Apóstolo escreve esta Epístola para corrigir este erro e salvar a Igreja de ser apenas uma seita dos Judaizante.
Historico:
A Galácia
era uma Região, Província do Império Romano! O fato que leva Paulo a redigir
uma Epístola endereçada a ela era: Primeiro sua preocupação como
Pastor. Segundo, o fato que lhe fora notificado! Os constantes
desvios dos crentes por causa de falsos ensinos!
a) -
Objetivos da Epístola:
1- Combater as doutrinas Judaizantes (Cap 1.1-13).
2- Ensinar o propósito da fé, diante da questão da
Lei.
3- Restaurar os Gálatas caídos.
Observações:
1ª- Paulo foca a fé e a Graça, Nesta Epístola,
para confrontar-se com os judaizantes que procuravam intensificar a lei dentro
do favor Divino!
2ª- No Contexto Mosaico: A Lei não dependia da fé,
mais da Razão, uma vez que Deus queria mostra-lhes Soberania! Então Paulo foca
que a Lei não dependia da fé necessariamente! Por que a Lei não JUSTIFICAVA, apena INOCENTAVA!
Porém independente disto a Lei não se oponha a fé, pois em alguns pontos
a Lei exigia que se usasse a fé (Dt 28.1-3).
Note: O forte da Lei era a Obediência, já o forte da fé
era a Graça! Foi pela graça de Deus que Abraão alcançou o favor da Fé!.
*Abraão foi justificado
pela fé!
3ª- Na Visão Paulina: A fé por sua vez descaracteriza
a dependência da Lei! Por que Além de Salvar, ela (A fé), também Justifica. (Vimos isto n a Carta aos Romanos).
*A Carta parafraseia
Três fatos relacionados a:
1- A Fé, (Abraão); 2- A Lei, (Moisés); 3- A Graça.(Cristo).
b)- A defesa
de Paulo ao Evangelho:
Espantado
com as Noticias que recebera Paulo foca logo de inicio uma excelente defesa ao
verdadeiro Evangelho que recebera de Cristo (Cap 1.1-7).
Veja: Nesta Epístola, Paulo define como “Nova
Pregação” - As pretensões heréticas difundidas no meio da congregação! Já
Expressão “outro” exprime um “Evangelho diferente”, daquele a
qual ele havia pregado antes, dos Judaizantes impregnarem as mentes dos crentes
Galacianos!
Paulo concretiza dizendo:“Ainda que alguns de
nós... ou mesmo um Anjo, vós pregue algo diferente (* o Autor: sintetizo eu o texto), Não
creiam é maldição!”
Note: Com esta afirmação Paulo defendia com
maestria a pureza do Evangelho de Cristo!
c)- A Epístola possui três divisões basicas:
A Primeira divisão: Trata o Apóstolo Paulo de, "O Apostolo da
liberdade em Cristo Jesus"; Nesta Epístola, Paulo, afirma e prova a sua chamada divina, também sua autoridade como Apóstolo do Rei Jesus Cristo (Caps. 1 e 2).
A Segunda divisão: Versa sobre "A Doutrina dessa
liberdade"; A nossa justificação é inteiramente pela fé, e não pelas obras da lei, (Caps 3 e 4).
a)- A doutrina da liberade e a justificação: Neste tópico temos três focos crusciais:
1º A Fé: – (Cap 3.6); Vem primeiro por que Abraão, foi Justificado por ela. E por
meio dela tornou-se amigo de Deus. Logo sem fé não existe graça, lei ou
salvação! Exemplo: O Pacto Abraamico foi feito pela fé (Ainda que sem ve quem lhe falava, ele creu
quando ainda residia em Ur dos caldeus "Gn 12.1ss; 15"). Isto não incluia
obras!
2º A Lei: - Esta era Mosaica, veio depois de Abraão 400
anos! Logo o pacto que Deus fizera com o velho Patriarca era puramente de fé e
não de lei! Tanto que a maior circuncisão era a que se operava no coração! O
Pacto Abraamico não tem nada haver com a
lei! A lei que abraçou-o, e por isso os judaizantes obrigavam os crentes a
passarem por ela e ainda cumpriem a mesma, para realmente serem salvos!
* Paulo deixa claro que a Lei não foi dada para salvar, apenas para
inocentar da culpa, uma vez que seu papel é mostrar o erro!
* A Doutrina da Justificação então toma forma em Cristo – segundo Paulo
(Cap. 3.13). Portanto o cristão estava insento da lei, não do amor!
3º A Graça:- Favor imerecido (do grego: charisma). Note: Uma coisa boa da
lei é que esta não se oponhe a fé, pelo contrário incentiva-a (Cap. 3.21; Dt
28.1-2).
<> Neste ponto descobre-se que Cristo nos trouxe uma fé genuina
inserida dentro do favor Divino, porém para isto se concreto Ele próprio
cumpriu a lei, insentado a sua Igreja deste peso que era a lei sem a graça!
A Terceira divisão: Cristo nos libertou para uma "Vida de Liberdade"; conclui com certos conselhos e direções praticas, (Caps. 5 e 6).
b)- Os Conselhos e
práticas são:
A Vida que Paulo
defendia pela luz do Evangelho era a da Liberdade! Note:
Liberdade Em Cristo Nem a circuncisão ou a incircuncisão tem o valor empregado
pela graça (Cap 5.6). Portanto dizia ele: “Não useis a vossa liberdade para
dar ocasião a carne”...(v.13).
Entenda: A Base deste (Cap 5.1-6) era: “Permanecer
na Graça”.
c)- Mais para isto ser
possível era preciso:
1*) - Os crentes da Galácia, rejeitarem os
falsos mestres (Cap. 5.1,7-12).
2*) - Andar em amor!
Note: As pregações Judaizantes os obrigavam a
cumprirem a Lei para serem salvos! Paulo lhes diz que se o amor a Cristo e ao Evangelho estivessem em seus
corações, eles já estavam cumprindo os interesses da Lei, logo os rudimentos
exigidos por ela (a Lei), já não eram necessários aos crentes (Cap. 5.14).
3*) - Serem firmes na hora da Tentação da carne
(Cap. 5.16-21).
*Neste tópico Paulo
foca:
1º- Obras da
carne. →Porque as obras da carne são manifestas, as quais
são: Adultério, Prostituição, Impureza, Lascívia,
Idolatria, Feitiçaria,
Inimizades, Porfias,
Emulações, Iras, Pelejas, Dissensões,
Heresias, Invejas, Homicídios, Bebedices,
Glutonarias, e coisas semelhantes a estas,
acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais
coisas não herdarão o reino de Deus (vv.19-21).
2º- Os
frutos do Espírito. → Mas o fruto do Espírito é: Amor, Gozo, Paz, Longanimidade,
Benignidade, Bondade, Fé, Mansidão, Temperança. “Contra estas coisas não há lei.”
(vv.22,23).
4*) - O crente agora além de andar no Amor
agora sob a regência do Espírito Santo - deve também andar
segundo o Próprio. Digo segundo sua vontade, santidade, amor e dedicação! (Cap.
5. 25).
5*) - Levar as cargas uns dos outros. (Cap
6.1-5).
6*) - Fazer o bem, principalmente aos
domésticos da fé (Cap.
6.6-10).
7*) - Paulo finaliza dizendo: Gloriem-se no
Senhor
(vv.14,15).
Conclusão da
carta: Restaurar a fé dos crentes e firmá-los em Cristo
com base suficiente para se defenderem dos falsos mestres! Amém!
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