quinta-feira, 20 de março de 2014

SUPERANDO AS TENTAÇÕES


COMO VENCER O MAL E A TENTAÇÃO. 

Texto: Vigiai e orai para que não entreis em tentação... (Mt 26.41).

Introdução: O texto é enfático: “A carne é fraca” E deta-lhe quem diz isto é o próprio Senhor. Afinal ninguém melhor que Ele para fazer tal afirmação? Se foi, Ele quem a criou cf. (Gn 1.27-29). Sim! Jesus da credibilidade a este assunto criacionista quando de si mesmo da a João a seguinte expressão: Era Deus no principio, Estava com Deus no principio, no principio era Deus base: (Jo 1.1). Desta forma: Ele estava no principio criando e sem Ele nada do que foi feito se fez (v.3). Sim! Jesus nos criou é obvio que Então conheça a matéria melhor que a nós mesmos! Só Ele tem propriedade para afirmar com plena certeza: “A Carne é fraca” (Mt 26.41).
Sim! Jesus se revestiu de carne para sentir na carne o que era ser de carne! Porém Ele fez isto com propósito!

Quando Jesus vai orar com seus discípulos no Getsemani, leva consigo a Pedro João e Tiago afim de que os mesmos pudessem velar com Eles naquela hora de angustia que lhe assolava.
Jesus vai um pouco mais afrente distanciando-se dos três companheiros. Sentindo o hálito gelado da morte Jesus sofre mais ainda. E volta aos discípulos, para sua decepção os vê dormindo. Veja: E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

O fato é: Os três não conseguiram acompanhar, O mestre em suas orações, foram abatidos pelo sono. Mais o recado foi deixado... Vigiai e orai... a carne é fraca!

Suma: Aprendemos aqui que se quisermos vencer o mau e a tentação, não devemos nos esquecer destes dois fatores em nossas vidas.
A oração fortalece e a vigilância condiciona.

Porque Jesus esta nos segredando isto?

1-Ser vigilante.
2- Ser de Oração?

Simples: A vigilância é oque nos mantém alerta, atento e sempre pronto a revidar contra o mal.
Por quê? Por que o Pecado (este agente até sabe às vezes quando ele vem), porém a tentação nem sempre! O mal também é outro que procura agir a espreita e sorrateiramente. Bom! Nem sempre avisam quando vem! E mesmo que avisem no tocante ao que Jesus esta lecionando aqui é importante que se saiba; esta atento, alerta, pronto, condicionado a suportá-lo, vence-lo, em nome do mestre, amém!

Por que tenho que esta sempre alerta?

Por que a fragilidade que há em nossas carnes, por si só já é um grande desafio a se superado.

Obs: De acordo com o texto Jesus esta nos dando duas armas.
1º A Vigilância p/ sermos “precavidos”.
2º A Oração para sermos “Resistencia”.

Note: Se usarmos as duas, nós sagraremos vencedores.

Veja por quê?

     Jesus no inicio, cf Mt 6.6, Revela que por meio da Oração podemos “Cambiar” com Deus palavras secretas.

Isto nos autentica que: “A oração é um arma poderosas”.
E como toda arma precisa ser usada com diligencia. Veja por que. De acordo com o versículo 7, não se pode usar uma arma tão poderosa, sem um “alvo, sem um objetivo, ou de qualquer maneira”. È aqui que entra o fator vigilância!
Sim! Por não sabermos exatamente quando virá o mal, é que se faz importante o cristão vigiar, sempre!

Quando Jesus Disse: “A carne é fraca”... Ele estava alertando sobre:

       Os desejos e apelos carnais. Que na visão de Paulo: Só se prolifera quando cedemos a seus encantos e engodos. (Tg 1.14).

2-      O que poderia nos seduzir?
          1º O Mundo, com suas ilusões de ótica. O crente é alertado a não ter amor ao mundanismo e ao mundo (1ª Jo 2.15). Segundo este sacro Evangelista, amar o mundo é ter inimizade contra Deus. Pois o que há no mundo, se não?
          2º A cobiça da carne: Desejo desenfreado. Incontrolável em fazer o que parece bom aos olhos.
        3º A cobiça dos olhos: (a sedução tudo aquilo que possa causar atração, e como tal é 1º captado pelos olhos).  
Observação: Alguém parafraseou que os olhos são as janelas da alma. Para melhor compreendermos é preciso saber que: Alma do grego é Psquê e refere-se a cabeça, mente;  se os olhos são as janelas da alma, isto se consolida com esta expressão pelo fato de o mesmo avistar e passar as informações do que se vê a mente, esta quando gosta, as insere direto ao centro das emoções o coração e pronto. Entrou o desejo.

Note porém que: A principio o ser Humano é propenso a ser atraído por tantas coisas nesta vida e ainda deseja-las em grande escala.
Volto ao Mestre Jesus e sua palavra: “Vigiai”...

Agora obs: O mestre amado, de nossas almas, não estava só se referindo ao fator visão: Ele estava expressando: “Os sentimentos o desejo” – A carne é fraca! Mais o espirito é forte!
Essa expressão espirito, me ensina que tenho que se espiritual, revestido de espiritualidade também!

Isso expressa: novidade de vida. (cf Jo 3.3,5,6). Ainda: (2º Co 5.17).
Entenda: “Copiosamente ser espiritual é ser vigilante”.
É mais: “não fraquejar diante dos apelos carnais”.
Vigiar e ora para não entrar em tentação...
1-      Vigiar é (como já foi dito: esta alerta, atento). Mais sob esta ótica vigiar é também “continuar firme”. E orar é buscar apoio. Amém!
2-      Vigilância exige: “Sobriedade”(1ª Pe 5.8). Oração exige: “compromisso” (2ª Cr 7.14; Jr 29.11,12).
Superando a fraqueza.

Obs: (Sl 125.1) “Os que confiam no Senhor são como o Monte de Sião que não se abala, mas permanece para sempre”.

1º Passo: Confiar.
2º Passo: Insistir.
3º Passo: Não recuar.
4º Passo: Não se mostrar fragilizado.

Por que não me mostrar fragilizado?

Por que quando estou fraco então a bíblia diz que sou forte! Razão a força que possuo nesta hora não esta nos limites de meu corpo, na graça de Deus para comigo (conosco). Vide: (2º Cr 12.5-10).

Veja o segredo de Paulo nisto: Quando se sentia fraco: passou a vê nelas a força de Deus em seu favor. Isso o fortalecia e o fazia ser constante em Deus.

CONCLUSÃO: O Mal se vence com o bem, a tentação se vence com a vigilância. O Pecado se vence com a oração e o mundo se vence com a fé. O Diabo se vence com resistência (1º Pe 5.9). O fato é: quem tem Jesus não precisa se desesperar, é confiar (Jo 14.1). Com Jesus em nossas vidas não há espaço para derrotas. Com Ele e Nele somos mais que vencedores. Vença hoje pela fé o mal o pecado e a tentação tudo em nome e pelo sangue de Jesus, que nos purifica de todo o pecado... e ainda nos garante a vitória. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário