O SEGREDO DO SALMO PRIMEIRO
Primeira parte:
Texto: "Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. (Sl 1.3).
Introdução:
Este Salmo é muito expressivo, pois reflete uma realidade comparativa vivida pelo servo fiel.
1º O Servo fiel não se assenta com pecadores, nem anda nos seus caminhos (v.1). Este versículo parafraseia que comunhão é coisa séria! Veja bem: não se assentar é não comungar com eles. Não andar com eles é não partilhar, de seus maus caminhos.
2º
Porque? É um crente que deposita seu prazer na lei do Senhor... ((v2).
Bom! Estes dois versículos são obrigações ao crente fiel. pois o perigo ronda a roda dos escarnecedores. Em contra partida o beneficio de Deus esta direcionado aqueles que guardam sua palavra.
Note: Aos que guardam a palavra do Senhor esta destinado:
1- A Prosperidade (Js 1.8,9).
2- Evita a destruição (Os 4.6).
3- Faz viver (Mt 4.4).
4- Revela o poder (Mt 22.29).
5- Faz crescer (2ª Pe 3.18).
6- E nos revela a vida eterna (Jo 5.39).
* Onde esta segredo do Salmo primeiro?
Bom! Vamos começar por aqui: Aparti do vers. 3, vemos uma alegoria na canção, cuja essência compara o crente fiel (servo), a uma arvore... Até ai tudo bem! Até por que a Bíblia, tem essa linguagem figurada para discursar a vontade de Deus em tom comparativo.
*Observe que Jesus mesmo usou esse tons comparativos, em algumas de suas mensagens: "A videira verdadeira" por exemplo é uma delas (Jo 15.1). Porém ainda disse ser: "O Pão que desceu do céu" (Jo 6.35); "A porta das ovelhas" (Jo 10.9). Enfim!
Agora entenda comigo:
A alegoria deste Salmo é bem significativa. Pois descobrimos por meio dela que:
esta comparação nos segreda alguns fatos importantes.
1º A árvore plantada.
Veja bem! Esta fala diz que: "
A arvore esta plantada". Logo entende-se que: ela esta enraizada.
Permita-me: Se tem raiz, tem segurança, tem firmeza, alicerce. Sua localização é estratégica, pois esta plantada junto a fontes transbordantes de águas.
Isso a torna uma árvore diferenciada, ou por que não dizer privilegiada! Agora onde esta o segredo disso?
O Segredo desta árvore esta nas raízes...!
Entenda: Toda planta precisa de água, uma árvore, mesmo estando distante de uma possível realidade como esta. suas raízes ainda procurarão águas no solo da terra, os chamados lençóis freáticos. Interessante é que mesmo que as águas lhe esteja distantes de ser alcançadas, ainda assim o cheiro das águas lhe proporcionarão vida! Este segundo exemplo é Bíblico, vide: (Jó 14.7-9).
A árvore cortada no toco, seca na raiz, ao cheiro das águas, brotará como planta nova (segredo da ressuscitação)
*Outra importante alusão é oriunda das raízes do cedro... (Segredo da flora).
Esta figura imponente, que aparece nas escrituras como símbolos de grandeza, beleza e maestria. Revelam-nos um segredo impar: (Quer dizer incomum). Esta árvore por escolher locais inadequados a flora comum, para crescer, montanhas e vales de preferência. precisam de um crescimento que tenha raízes. Aqui! Sim, ele revela sua forma de crescimento: Suas raízes crescem muito mais rápido que sua estrutura externa. Chegando a triplicar de tamanho. Sim isto é fato: as raízes desta árvore, cresce para baixo antes de começar a crescer literalmente para fora.
Note: Somente quando descobre que suas raízes já são suficientes para lhe sustentar o peso é que começa então a crescer externamente.
Logo: O Segredo da árvore plantada esta nas raízes que possui!
2º Junto a Ribeiros d'águas.
O que significa ribeiros? Águas em movimento, (rios, riachos).
Por que o Ribeiro aqui ganha importância?
1- Por que representa uma fonte de águas em movimento, cuja tipologia nos remete a compara-lo ao movimento do Santo Espirito de Deus, na vida daqueles que são plantados pela pregação da palavra.
2- A importância deste liquido aqui, também parafraseia sua importância a vida.
Jesus mesmo se comparou a: "águas vivas", fontes transbordantes que conduz a vida.
Essa comparação: Nos faz lembrar a importância do liquido a Bio Humana.
Sabe-se que Hidrogênio e Oxigênio formam o vulgo "H2O".
Para Melhorar: 80% Do Planeta é composto de água.
60% a 65% do corpo humano é composto por águas.
Logo: Sem água seria impossível haver vida. por isso que Jesus afirmou: Eu sou a Fonte de águas vivas.
Obs: As águas simbolizam a soberania de Deus. É simbolo do Santo Espirito.
Por esta razão águas aqui (ribeiros), não poderia ficar sem esta observação.
Volto a citar: Jó - Cap 14.7-9; Aqui Jó parafraseia duas realidades:
1ª- A árvore cortada e morta na raiz.
2ª- O Cheiro das águas.
Entenda: Somente o cheiro das águas é suficiente para ressuscitar as raízes morta de uma árvore cortada no toco. Sim! Se somente o cheiro é suficiente, imagine um ribeiro? Agora imagine ainda: você plantado junto a esse ribeiro?
O que acontece?
1- Dar Fruto na estação própria.
2- Cujas folhas não caem.
3- E tudo quanto fizer prosperará.
Entenda: Fruto é resultado.
Estação: Períodos (As quatro estações do ano).
Folhas: Testemunhos.
Aqui o segredo é revelado.
A Vantagem de ser plantado junto ao rabeiro, é a de que nunca deixará de dar fruto.
E mais, o fruto, esta destinado a estação certa.
*Transliterando esta alusão para nossa realidade espiritual: compreendemos que: Nossa fonte transbordante é o Espirito Santo. Enquanto que alguns preferem apenas sentir o cheiro de sua essência nós preferimos esta enraizados junto as águas de sua glória.
Note: A realidade da árvore cortada aqui: É o processo que o mundo nos submeteu. Então como árvore cortada no toco sem esperança e morta na raiz da vida, esperando apenas a condenação, fomos alcançado pelo cheiro das águas ressuscitadoras de Jesus, que é o Espirito santo! Aleluia!
*Hoje queremos muito mais que somente o cheiro! Queremos a glória de esta junto do Senhor e de suas fontes transbordantes! Amém!
O testemunho: As folha estão sempre anunciando o bem estar da árvore, nem o calo do
Verão, nem o frio do
Inverno, é muito menos os ventos do
Outono são capazes de diminuir sua vitalidade. Por que? Por que ela esta junto ao ribeiro! Ainda que o tempo mude sua aparência sua vitalidade não diminuí!
Obs: Isto me faz lembra de um homem cujo nome era Calebe, esta figura recebeu uma mensagem (profética), quando tinha 45 anos, quando fez 80 cobrou a Josué a promessa da profecia, dizendo possui a mesma vitalidade de sua previa juventude quarentona!
Sim! As folhas mostram a beleza da árvore e dizem por si só que há vida em seus galhos. Porém ainda que essas folhem venham a cair na devida estação (provação), Ainda assim os galhos fortalecidos dirão minha vitalidade esta nas minhas raízes, portanto não vou perecer. Amém!
Vamos entrar na segunda parte desta mensagem:
O CRENTE E AS QUATRO ESTAÇÕES.
Segunda parte:

Nossa realidade divide o tempo em quatro períodos (estações do ano). Dentro de cada uma delas, uma realidade é apresentado a Natureza. São elas:
A Primavera, Outono, Inverno e Verão.
A árvore em questão segundo o autor esta destinada a passar pelas quatro estações sem sofrer o vitupério, embora sua realidade lhe mostre que cada estação tem sua forma de se expressar: Tranquila e Bela (a primavera), Amena refrescante mas violenta (Outono), Fria e desanimadora (O Inverno), Quente e causticante as vezes, porém fundamental (O Verão).
O que estes períodos tem haver com o crente?
1º Estação: "Primavera"
Veja Na Primavera tudo é flores: Alegria e beleza - Este períodos lembra os primeiros passos na conversão, somos como na primavera, nada é capaz de nos abalar, até as pequenas e infortunas provas são motivos para nos alegramos.
Neste período Jesus é tudo, queremos divulga-lo anuncia-lo sem medo. nada é capaz de nos abalar, tudo transferimos para Ele. É o melhor momento da vida. Alguém chamou isto de primeiro amor, sim! É
isto mesmo que vivemos, um primeiro amor; que bom seria se ele nunca acabasse, não?
2º Estação: "Outono"
Sim! Neste segundo Período (estação), a árvore começa a sofrer algumas investidas de ventos fortes, tais ventos chegam a arrancar quase toda a folhagem de algumas árvores Sim! Algumas destas chegam a perder toda a beleza cultivada pela
primavera mesmo assim não é o suficiente para leva-la a morte. Pois com o vento vem sempre as chuvas que ajudam a enraizar mais as árvores sobre a terra. com estes ventos suas sementes são espalhadas, e logo brotam, por causa das chuvas. Logo as primeiras provas são necessárias.
Sim! Para o cristão o Outono ainda é bom! Pois a s primeiras provas que antes ele mau sentia, por causa de se ardor por
Cristo. Agora sim! Ele é capaz de senti-las, porém não são fortes o suficiente para tira-lo da presença do Senhor. Por que possui Raízes!
3ª Estação: "O Inverno"

O Frio, rachante, vem como um assolador, impedindo o avanço, enclausurando, e enrugando, a beleza da Primavera, que já tivera o desprazer de sofrer com os ventos fortes do Outono. Sim! É o Inverno!
Isto nos fala de grandes provações, onde a força, a vida (vitalidade), é arrancada dos ossos! A pele se esconde, o brilho se vai, deixando apenas uma pequena figura enclausurada, escondida. Assim é quando o crente se ve diante de tantas, provas, temores e perseguições.
A Caverna:
É a casa desse crente assolado pelo frio dessa estação.
Sim! Neste Período, algumas, situações são vistas com clareza: Afinal quem é que gosta de sair de casa num dia frio, com chuva, ruas molhadas, ventos frios que chegam a doer na pele! Sinceramente, "Ninguém".
Pois é: assim é que se descobre que um crente esta vivendo este período, quando: não o vemos mais com frequências nas reuniões de orações, nos ar livres, nos cultos de adoração, na escola bíblica dominical, ou em qualquer outro evento dentro da Igreja ou que envolva a Igreja. Sim! Este crente esta vivendo seu Inverno, enclausurado.
Como Tira-lo deste Período? Antes que a Raiz morra, é preciso clamar para que Deus mude a estação de sua vida. Sim! O crente neste período precisa se aquecido.
Note: Lareira, fogueiras, fogos produzidos são elementos, que nos refletem a oração presente neste período na vida do crente! E como tal mentem a vida ainda em circulação em meio ao frio! Agora quando a congregação esta vivendo este período, é preciso muito mais que uma fogueira, é preciso um Verão - Avivamento!
4ª estação: "O Verão"
.jpg)
Estamos na estação do calor. Neste período ninguém que viver enclausurado, quer liberdade, vento água fresca e sombra!
No Verão as raízes voltam a crescer, a vitalidade volta a reascender na seiva das plantas. Para elas é uma nova oportunidade de sair do enclausuramento, e expandir-se, espalha-se! Sim o verão trás o segredo da produção.
Para o cristão é o tempo do avivamento, tudo volta a fluir de novo! Quando a primavera voltar este crente vai esta fortalecido novamente! Isto me faz lembra de Habacuque: Aviva a tua obra Senhor, no meio dos anos a notifica... (Hb 3.2).
Note: O Profeta esta falando da frieza espiritual, que se acometia do povo de tempos em tempos, para deter esse período de esquecimento, o povo precisava esta constantemente ligado as coisas de Deus.
Salomão descreveu:
Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles; antes que se escureçam o sol e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva; (Ec 12.1,2).
Sim! Salomão descreve que a vida esta inserida em períodos determinados por Deus! Há tempo para tudo debaixo do Sol!
Conclusão: Independente do Período que você esta, saiba de uma coisa tudo esta debaixo do controle de Deus! -A Primavera, associa-se ao período da renovação da esperança: para este período: Uma palavra: Eis que tudo novo se fez...
-O Outono, apenas nos testa e nos fortalece em convicções: Ficamos tão havidos de confiança neste período, que somos capazes de suportar qualquer coisa...(Sl 125.1).
-O Inverno vai vir é fato; precisamos esta preparado para ele, nossas raízes não podem morrer! Mantenhamos sempre uma lareira acesa em nossos corações, é o suficiente para nos manter vivos!
-Afinal o verão do avivamento vai arrancar a frieza do inverno!
Amém!
José Francisco