quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

CINCO EXIGÊNCIAS PARA SER UM CONQUISTADOR

Texto: (Deuteronômio 28.1,2).


Introdução: Note que para se conquistar algo nesta vida, sempre vai haver, resistência. O que quero dizer é: Sempre haverá obstáculo a ser removido! Porém para que isto venha ser possível  é sabido de todos, que se aventuram no caminho da conquista, que precisarão,  sempre de algo que lhes, mostre o caminho da possibilidade.

Entenda como bons cristãos que somos, logo compreendemos que só precisaremos da fé, para sermos exímios conquistadores. Bom! Essa ideia, parece boa! Porém mesmo a fé exige, de quem a vai usar, condições.

Exemplo: Ela é o firme fundamento (Hb 11.1) Sabemos disto! Ela trás a existência  possibilidade a serem conquistadas. Acreditamos nisto! Porém, para que isto me seja possível totalmente, diante dela preciso usar de Fidelidade, Confiança, Credibilidade e Obediência. Logo ver-se que a fé faz exigências!

Sim! De acordo com a passagem em evidencia: Descobre-se que, para sermos conquistadores das bençãos de Deus e de seu Favor, não basta só ter fé (Também não estou dizendo que não precisamos te-la, pelo contrário, é ai que sim, precisaremos ainda mais dela). Note que Deus é o maior interessado na sua conquista, por isso em momento algum deixe a fé de lado, pois sem a mesma é impossível agrada-lo       (Hb 11.6). 

Obs: A fé trabalha lada a lado com a vontade de Deus!

Por que? Por que a mesma exprime confiança plena, A fé faz cada crente se entregar totalmente a vontade de Deus. Davi expressa isto com categoria: Os que confiam no Senhor, são como o Monte de Sião, que não se abalam mas permanece para sempre (Sl 125.1).

Entenda: Veja que a fé é chamada de "Fundamento, firme", que não se abala. Isto é: faz o crente se forte nas horas mais difíceis da vida. E acreditar que sempre há uma saída, uma esperança, focada no Deus que tudo pode. Sim! o autor oculto da carta Hebréia, Diz-nos para Crermos que Ele (Deus) é galardoador dos que os buscam, e em momento algum duvidemos de sua capacidade. Amém!

Porém o que a fé tem  haver com estas cinco razões que tematizam esta mensagem?

*Vamos começar por aqui: (Rm 10.17) A fé vem pelo ouvir, e ouvi a palavra de Deus.
Sim! No Texto Base: Encontramos no vers.1, a primeira Exigência (Razão), para os Israelitas serem conquistadores, com Deus.

1ª Razão: "Se Escutares a minha vós".

*Deus esta segredando ao seu povo, que escuta-lo, é o melhor negócio que o homem pode fazer nesta vida.
Obs: Que a fé vem pelo ouvi da palavra de Deus...; Ela é o fundamento da conquista, porém se não escutarmos a vós de Deus, de nada valerá a fé. Portanto escute a vós de Deus hoje!

E por que? por que, Segundo Jesus, aquele ou aquela que escuta as palavras do Senhor são assemelhados ao prudente, que edifica sobre a rocha, é firme mesmo na adversidade. (Vide: Mt 7.24,25).

Escutar a vós do Senhor significa "Viver" (Mt 4.4)...Nem só de pão viver o homem, mais de toda a palavra que sai da boca de Deus.
A vós de Deus esta ativa no seio da Igreja! Veja: São Bem aventurados os que ouvem as palavras da profecia (Ap 1.3). Portanto quem tem ouvidos ouça: As instruções do Pai...que nos concede boa doutrina (Pv 4.1,2)!
Entenda: Só escuta a vós do Senhor aqueles que lhe inclina os ouvidos (Pv 4.20).

2ª Razão: "e Cuidares em..."

Note: Quem cuida, pode se enquadrado dentro de quatro verbos,  bem populares: 
1º Observar. Sim! O que observa esta cuidando para não prevaricar a lei, isto é não errar nos seus conceitos.
2º Vigiar. O que vigia esta atento para não ser surpreendido, por nada nem por ninguém. Jesus mesmo exemplificou dizendo: Vigiai e orai, para não cair em tentação (Mt 26. 41). Seria o mesmo que dizer: esteja atento cuidando para não cair!
3º Julgar. Quem lida com esta área sabe que julgar é avaliar. Observe que o Senhor esta dizendo "Cuidares", Por que esse cuidado é exigido? Porque quem avalia aqui é a própria lei.
*No Novo Pacto Jesus, vai nos dizer: Examinai, que é uma conjectura do verbo julgar. Ou seja Jesus estaria dizendo: Examina, avalia, julga e vê se o que esta escrito, não te fará herdar os céus? (Veja a base correta desta afirmação em Jo 5.39).
4º Jurar. Sim! Juramento é uma promessa, e toda promessa é aguardada com muito Zelo, digo "cuidado".

*Agora este cuidar na visão de Deus, exprime: "Zelo pela sua Lei". Quem zela cuidar e honra vide (Pr 4.).
-O Salmista diz-nos: Aquele que tem o seu prazer na Lei do Senhor (Sl 1.2). E Nela medita de dia e de noite, (digo eu: com atenção e com cuidado, tem de Deus, sua benção e sua aprovação no que intentar fazer). Veja o que o Próprio Deus disse a Josué: "...Para que tenhas o cuidado, de fazer de acordo com que nela esta escrito" (Jos 1.8).
-O Que cuida se apega a Palavra, faz dela seu alimento diário, busca nela as instruções do Pai. Veja: (Pv 4.10-13).

3ª Razão:  "de Guardar todos..."

O Versículo Expressa a vós Divina de Deus, parafraseando o verbo "Guardar". E observe que aqui finalmente Ele vai começar a dizer o que deve realmente ser guardado.

Note que com esta afirmação: Deus ponhe o povo a prova; em caso de obediência a sua Lei, eles seriam abençoados em tudo...!  Novamente aqui vejo que a fé, se mistura ao favor da Lei. Como? Se caso houver disponibilidade em obedecer a Lei de Deus e Guardamos seus mandamentos e instruções, significa que estamos acreditando Nele, depositando Nele, nossa confiança. E mais valorizando sua Lei. Amém!

Que Lei é essa? 

Calma! Para os Israelitas era assim que deveriam pensar! Porém o que isto tem  haver com a Igreja? Tudo! não preciso logico guardar a Lei Judaica, Cristo já a cumpriu por nós. Porém nos deixou o favor da graça! E Mesmo na Graça (Favor imerecido), temos regras, Leis, mandamentos, que como tal devem serem guardados e obedecidos; quer vê? (Jo 14.21-23). Então isto me coloca dentro destas exigências? Sim!

Porque? 

Note que a mesma exigência de Jeová inserida no texto base: É a mesma que Jesus vai parafrasear, e o que é mais bonito, Jesus vai dizer "Se guardares os meus mandamentos...(digo eu em consonância com a alusão de Cristo)...Habitarei em Você... Aleluia! 

Voltando ao raciocínio: Guardar a Palavra resulta em Bençãos, sucesso e conquistas (Jo 1.8).
O Contexto deste capitulo 28, parafraseiam dois termos: O primeiro: "Bençãos" o segundo: "Maldições".

Note: A Obediência traria as bençãos de Deus, trariam conquistas inenarráveis. Lembre-se portanto que: "Bençãos significam: Conquistas". "Maldiçoes significam: Fracassos".

Mediante a isto observe:  que a benção de Deus estava condicionada a toda fazenda de seus filhos, no entrar, no sair , na plantação no gado nas ovelhas enfim em tudo! Até na ação do inimigo, Estava o sucesso do povo, (veja: Dt 28.7), "se por uma rota vierem contra vocês, por sete fugirão"!
Mais o mais bonito deste contexto é oque diz o versículo 2. Se escutares a vós do Senhor...todas estas bençãos te seguirão...! Sim! Se guardamos literalmente sua palavra.
Guardar a palavra é sinal de vida (Pv 4.4,13). Guardar a Palavra é sinal da quarta Razão!

4ª Razão: "Obedecer"

Sim! A quarta razão se resume ao verbo obedecer. Entenda: Ouvir a vós de Deus, cuidar em atela em bom apreço  e guarda-la significa "Obedecer". Na verdade era isto que Deus estava exigindo, obediência a sua Lei, só o fato de obedece-la resultariam em bençãos em todas as áreas da sua vida. Bom! Todo conquistador deve saber que existem regras como já disse: E algumas delas exigem obediência.

Note que por Quatro vezes encontramos a expressão: Que eu Hoje te Ordeno" (versículos: 1,13,14,15).
Esta expressão indica que Deus, pede obediência. (pede digo eu: Ele ordena). A obediência em guardar o mandamento Resulta em Benefícios da parte de Deus para com os seus filhos (Vide: Dt 7.111-13).

Veja a expressão: "Que Eu hoje te ordeno".

Deus esta claramente dizendo isto é ordem, obedeçam e serão abençoados, obedeçam e conquistarão!
Volta a citar a fé. Vimos acima que fé, por si só costuma fazer exigências. porém a fé quando entra neste parâmetro costuma ser muito pessoal. A fé de cada um lhe restituirá segundo sua medida.
dentro deste obvio, descubro que a medida da fé de cada um se resume ao seu grau de fidelidade e obediência a Deus.

Entenda:  A fé exige obediência do conquistador.

5ª Razão: "Posição".

Veja Bem! Moisés começa seu sermão dizendo: Se atentamente ouvires a Vós de Deus... Ou seja já temos aqui uma alusão de atenção! Todo aquele que se predispõe a ouvir e esta atento, esta posicionado.

Todo conquistador, deve saber que posição tomar diante daquele que vai lhe conduzir em suas conquistas.
Jesus no final de sua trajetória  terrena diz aos seu discípulos  Ficai em Jerusalém até que do alto sejais vos revestidos de poder (Lc 24.49).

Sim! A posição Exigida por Jeová ao seus filhos era esta de servos obedientes. Assim sendo a Maldição jamais os alcançariam.
Entenda: A regra não muda a fé continua exigindo de nós obediência a vós de Deus.

Conclusão: Quem obedece, respeita! Quem quer conquistar Escuta, cuida, guarda, obedece, e se posiciona para alcançar. Amém! Essa é a vontade de Deus abençoar aquele que Zela pela sua palavra! Visto que estas cinco razões me farão conquistar minhas metas mediante a fé que usarei diante de Deus! Amém!

José Francisco







Nenhum comentário:

Postar um comentário