segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

OS QUATRO SEGREDOS DA ORAÇÃO DO PAI NOSSO


"Os Quatro segredos da Oração do Pai Nosso"

Texto: (Mt 6.9.13).

Introdução: Aparti do Capitulo 5 do Evangelho de S.Mateus, é visto que Jesus inicia uma série de ensinamentos aos seus recém convocados (Discípulos). 

Obs: Enquanto que no Cap 5, Jesus parafraseia o segredo de uma vida bem sucedida, abençoada e feliz! Ver-se logo que no Cap. 6, para manter essa estabilidade na vida, era preciso cultivar uma vida relacionada com os céus!

Oração é diálogo!

Jesus disse que: Quando Orarem não façam como os Hipócritas, que querem serem vistos (v 5).
A Oração é uma forma de segredo, que deve ser compartilhada, entre quem ora e a quem esta sendo dirigida a oração. Jesus também esclareceu isto. E ainda ensinou como deve se feito! Vide: (Vv.6,7). 

Não deve se feita em forma repetitiva. 

Veja Bem: Jesus, não esta dizendo aqui que você não deva insistir na sua petição! Ele estava dizendo para não sermos enfadonhos usando a mesma regra sempre. Como faziam os fariseus, com orações ensaiadas.
Ele esta demonstrando aqui que Deus que ouvir diálogo (conversa). Tanto que Ele afirma: E o vosso Pai que vê em secreto te recompensará.

Quais são de fato os quatro segredos desta tão importante obrigação?

Entenda: A Oração a cada passo vai ganhando corpo dentro das escrituras! Aqui Jesus a coloca como pratica "Segredo". No Evangelho de João, Ele a deixa como "Certeza de que seremos ouvidos" (Jo 14.13,14).

No Cap 7 de S. Mateus, Ele a coloca como veiculo de resposta em três categorias:
1º- Pedir.
2º- Buscar.
3º- Bater. (vv 7,8).

Voltando ao (Cap 14 13,14) de João: Descobrimos que a resposta esta condicionada ao pedir corretamente no nome de Jesus! Alguns crentes são pegos fazendo a oração da petição em nome do Pai do Filho e do Espirito Santo. Bom! Isto não esta relacionado ao modelo da oração deixada por Jesus em parte alguma da Bíblia. Pelo contrário! 

Onde aprende-se a orar assim realmente? 

    Bom! Com certeza não é nas escrituras! Pelo contrário Jesus, diz que tudo deveria ser pedido no nome Dele!
   Não que o Pai ou o Santo Espirito, não tenham autoridade, para nos conceder algo! Pelo contrários Estes terão o maior prazer em nos atender, porém veiculado ao nome de Jesus. Note que Jesus diz que a oração deve ser veiculada ao Pai! 

Logo descobre-se o por que dos quatro segredos que estão inseridos no Pai nosso!

1º Reconhecimento: "Pai Nosso que estas nos Céus..." Jesus esta nos ensinando a reconhecer quem tem todo o poder e a quem pertencemos "O Pai de toda a Criação".

2º Exaltação: "Santificado seja o teu Nome". Quando reconhecemos a santidade de Deus, estamos ao mesmo tempo reconhecendo que "Sua é a glória, a Majestade, e o Poder". 
Segundo a bíblia Pentecostal em notas de rodapé: Santidade em Deus tem haver com Majestade, Glória e Justificação  É Obvio que quando dizemos: "Santificado seja o seu (teu) Nome". Sim! Estamos dizendo a Deus o que Ele é Para nós além de Pai!

3º "Petição: "Venha a nós o teu Reino"... Note que: No Final desta Oração Jesus vai dizer: Por que Teu é o Reino, o Poder e a Glória para Sempre!
 Se tem algo que realmente devemos pedir incansavelmente, é a chegada do reino do "Senhor". É Obvio que isto pra nós significa a vinda de Jesus!

Note: Jesus quando veio a esta terra, sua mensagem era esta: É chegado o Reino dos Céus! Jesus trouxe a manifestação visível do reino. E ensinou que deveríamos orar pedindo a sua volta!

Poderíamos conjectura aqui que:

A chegada deste Reino é: "Tempo de Graça, tempo de Misericórdia, Tempo de salvação, Tempo de Cura, Tempo de Libertação, Tempo de Santificação". Vide (Is 61.1-3). O ano aceitável do Senhor.

"Venha a nós o teu Reino é:" Venha nós sua graça sua misericórdia e sua Salvação Amém!

4º Submissão: "Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu". 
Note: Que No evangelho de João o alvo da Petição é o Pai e o Filho, porém a chave que abre a porta do favor de Deus a nós, é o nome do Filho.

 Por que? 

Porque o Próprio (Deus) Revelou a João que o segredo da salvação do crente estava em crê no seu filho (Jo 3.16). Quando cremos em Jesus estamos aceitando o favor de Deus. Quando somos agraciados pelo seu Espirito Santo, estamos vivendo o favor de Deus! Entende agora por que a vontade de Deus deve prevalecer?


Conclusão: Se eu reconheço quem esta no comando, passo a exalta-lo devidamente, como dever ser feito! Ele por graça me concederá com certeza algum favor, Por que reconhece em mim a minha submissão! Amém! Deus esta disposta a nos atender! Saiba como se dirigir a Ele corretamente por meio desta oração e tudo ficará mais claro! Amém!











Nenhum comentário:

Postar um comentário