sexta-feira, 26 de outubro de 2012

EPÍSTOLA AOS GÁLATAS.



A Estola de Paulo aos Galatas: trata-se de uma, "Carta dirigida (digo) endereçada as Igrejas da Galacia".

Note a expressão: "As Igrejas"

Pergunta: E quem eram essas tais Igrejas? Sim! Provavelmente, as de Antioquia, lconio, Listra e Derbe.

Observe porém que: Narra-se o inicio dessas Igrejas em (At 13. 13 a 14.24).

     Segundo Expositores e Teólogos adversos: Esta é a mais Antiga das Epístolas Paulinas. Segundo relatos históricos: Ela foi escrita por Paulo, quando este ainda estava na Grécia  (O período também foca a sua terceira viagem missionária, isto durante a mesma e como tal: Data-se de 49 d.C)
*Veja o quadrinho abaixo, outras informações precisas sobre este documentário escrito do sacro Apóstolo de Jesus!

0 Autor: 0 Apóstolo Paulo, (Cap.1. 1).
A chave: "A liberdade em Cristo Jesus", (Cap. 2.4; 5).

     Segundo a história: No inicio o Apóstolo foi bem recebido pelos Gálatas. Tal recepção fez Paulo estabelecer Naquela Região uma Igreja que iria mudar o curso de muitos na Galácia. Vide: Cap. 1.6; 4. 14. 
Porém: com sua ausência, entraram supostos conversos a fé, que ainda traziam as marcas do Judaísmo. Sim! Os tais começaram uma campanha de ensinamentos, onde diziam que: que era necesrio entrarem pela porta do judaísmo para serem realmente salvos.


  -Vendo o perigo que rodeava os crentes da Galácia, Paulo mesmo distante, ver-se na obrigação de Orientar, sua prole espiritual  contra o perigo que permeava a Igreja de Jesus naquela região.
  -Assim sendoO Apóstolo escreve esta Epístola para corrigir este erro e salvar a Igreja, (digo: livra-la, de ser apenas uma seita dos Judaizante). Sim! Aqui Paulo deixa claro: Quem é o real fundamento da Igreja!  Embora Jesus fosse Judeu de fato, sua mensagem transcendia o Judaísmo fazendo Dele a essência verdadeira e inquestionável do Evangelho! Amém! 
Histórico:

   Vamos conhecer um pouco mais daquela Região: Sim! A Galácia era uma Região, Província do Império Romano! O fato que leva Paulo a redigir uma Epístola endereçada a ela era: 
Primeiro: Sua preocupação como Pastor. Aqui aprende-se que todo aquele que lidera, nunca deve perder o foco de suas ovelhas mesmo quando esta distante! 
Segundo: O fato que lhe fora notificado! Paulo foi notificado que estava ocorrendo, constantes desvios, de crentes por causa de falsos ensinos! 

a) - Objetivos da Epístola:

1- Combater as doutrinas Judaizantes (Cap 1.1-13).
2- Ensinar o propósito da fé, diante da questão da Lei.
3- Restaurar os Gálatas caídos.

Observações:

1ª- Paulo foca a fé e a graça esta Epístola, para confrontar-se com os judaizantes que procuravam intensificar a lei dentro do favor Divino (O cristianismo)!

2ª- No Contexto Mosaico: A Lei não dependia exclusivamente da fé, mais da Razão; uma vez que Deus, queria mostra-lhes Soberania! Então Paulo foca que a Lei não dependia da fé necessariamente! Por que a Lei não JUSTIFICAVA, apena INOCENTAVA! Porém independente disto a Lei não se opunha a fé, pois em alguns pontos a Lei exigia que se usasse a fé (Dt 28.1-3).

*Isso pode se visto como "Coerência". Isto é se eu não tenho o poder de faze-lo, mais Deus tem e pode! Então deixo ele fazer, só preciso confiar Nele. Era isto que a Lei  fazia! Quando um Israelita dependia da Lei e tal dependência exigia fé, a Lei não o inibia, nem o proibia, pelo contrario, exigia que a vontade de Yavé fosse obedecida e guarda. Amém! 

*Só que esse padrão não se enquadrava no perfil dos gentios  Para estes Jesus veio trazer A Graça! A Graça acaba se tornando mais eficaz que a Lei, por que usa de compaixão, em casos que só a morte o objetivo.

Note: O forte da Lei era a Obediência, já o forte da fé era a Graça! Foi pela graça de Deus que Abraão alcançou o favor da Fé! 
*Quem foi Abraão? Um Semita Oriundo das Terras da Mesopotâmia, mais precisamente a chamada "Ur dos Caldeus". O que esse homem tem de exemplo para nós? vamos vê?

*Abraão foi justificado pela fé!

3ª- Na Visão Paulina: A fé por sua vez descaracteriza a dependência da Lei! Por que Além de Salvar, ela (A fé), também Justifica. (Vimos isto n a Carta aos Romanos). 

*A Carta parafraseia Três fatos relacionados a:

1- A Fé, (Abraão); 2- A Lei, (Moisés);  3- A Graça.(Cristo).

b)- A defesa de Paulo ao Evangelho:
   Espantado com as Noticias que recebera Paulo foca logo de inicio uma excelente defesa ao verdadeiro Evangelho que recebera de Cristo (Cap 1.1-7).

Veja: Nesta Epístola, Paulo define como “Nova Pregação” - As pretensões heréticas difundidas no meio da congregação! Já Expressão “outro” exprime um “Evangelho diferente”, daquele a qual ele havia pregado antes, dos Judaizantes impregnarem as mentes dos crentes Galacianos!
Paulo concretiza dizendo:“Ainda que alguns de nós... ou mesmo um Anjo, vós pregue algo diferente (* o Autor: sintetizo eu o texto), Não creiam é maldição!”

Note: Com esta afirmação Paulo defendia com maestria a pureza do Evangelho de Cristo!

c)- A Epístola possui três divisõebásicas:

A Primeira divisão: Trata o Apóstolo Paulo de, "O Apostolo da liberdade em Cristo Jesus"; Nesta Epístola, Paulo, afirma e prova a sua chamada divina, também sua autoridade como Apóstolo do Rei Jesus Cristo (Caps. 1 e 2).

A Segunda divisão: Versa sobre "A Doutrina dessa liberdade"; A nossa justificação é inteiramente pela fé, e não pelas obras da lei, (Caps 3 e 4).

a)- A doutrina da liberdade e a justificação:              Neste tópico temos três focos cruciais:

1º A Fé: – (Cap 3.6); Vem primeiro por que Abraão, foi Justificado por ela. E por meio dela tornou-se amigo de Deus. Logo sem fé não existe graça, lei ou salvação! Exemplo: O Pacto Abraâmico foi feito pela fé (Ainda que sem ve quem lhe falava, ele creu quando ainda residia em Ur dos caldeus "Gn 12.1ss; 15"). Isto não incluía obras!

2º A Lei: - Esta era Mosaica, veio depois de Abraão 400 anos! Logo o pacto que Deus fizera com o velho Patriarca era puramente de fé e não de lei! Tanto que a maior circuncisão era a que se operava no coração! O Pacto Abraâmico não tem nada  haver com a lei! A lei que abraçou-o, e por isso os judaizantes obrigavam os crentes a passarem por ela e ainda cumprirem a mesma, para realmente serem salvos!

* Paulo deixa claro que a Lei não foi dada para salvar, apenas para inocentar da culpa, uma vez que seu papel é mostrar o erro!

* A Doutrina da Justificação então toma forma em Cristo – segundo Paulo (Cap. 3.13). Portanto o cristão estava isento da lei, não do amor!

3º A Graça:- Favor imerecido (do grego: charisma). Note: Uma coisa boa da lei é que esta não se oponha a fé, pelo contrário incentiva-a (Cap. 3.21; Dt 28.1-2).

Neste ponto descobre-se que Cristo nos trouxe uma fé genuína inserida dentro do favor Divino, porém para isto se concreto Ele próprio cumpriu a lei, isentando a sua Igreja deste peso que era a lei sem a graça!

A Terceira divisão: Cristo nos libertou para uma "Vida de Liberdade"; conclui com certos conselhos e direções praticas, (Caps. 5 e 6).

b)- Os Conselhos e práticas são:

A Vida que Paulo defendia pela luz do Evangelho era a da Liberdade! Note: Liberdade Em Cristo Nem a circuncisão ou a incircuncisão tem o valor empregado pela graça (Cap 5.6). Portanto dizia ele: “Não useis a vossa liberdade para dar ocasião a carne”...(v.13).  

Entenda: A Base deste (Cap 5.1-6) era: “Permanecer na Graça”.

c)- Mais para isto ser possível era preciso:

1*) - Os crentes da Galácia, rejeitarem os falsos mestres (Cap. 5.1,7-12).

2*) - Andar em amor!

Note: As pregações Judaizantes os obrigavam a cumprirem a Lei para serem salvos! Paulo lhes diz que se o amor a Cristo e ao Evangelho estivessem em seus corações, eles já estavam cumprindo os interesses da Lei, logo os rudimentos exigidos por ela (a Lei), já não eram necessários aos crentes (Cap. 5.14).     

3*) - Serem firmes na hora da Tentação da carne  (Cap. 5.16-21).

*Neste tópico Paulo foca:

1º- Obras da carne.Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: Adultério, Prostituição, Impureza, Lascívia, Idolatria, Feitiçaria, Inimizades, Porfias, Emulações, Iras, Pelejas, Dissensões, Heresias, Invejas, Homicídios, Bebedices, Glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus (vv.19-21).

2º- Os frutos do Espírito. → Mas o fruto do Espírito é: Amor, Gozo, Paz, Longanimidade, Benignidade, Bondade, Fé, Mansidão, Temperança. “Contra estas coisas não há lei.” (vv.22,23).

4*) - O crente agora além de andar no Amor agora sob a regência do Espírito Santo - deve também andar segundo o Próprio. Digo segundo sua vontade, santidade, amor e dedicação! (Cap. 5. 25).  
5*) - Levar as cargas uns dos outros. (Cap 6.1-5).   
6*) - Fazer o bem, principalmente aos domésticos da fé  (Cap. 6.6-10).
7*) - Paulo finaliza dizendo: Gloriem-se no Senhor  (vv.14,15).

Conclusão da carta: Restaurar a fé dos crentes e firmá-los em Cristo com base suficiente para se defenderem dos falsos mestres! Amém!

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