
A Epístola de Paulo aos Galatas: trata-se de uma, "Carta dirigida (digo) endereçada as Igrejas da Galacia".
Note a expressão: "As Igrejas".
Pergunta: E quem eram essas tais Igrejas? Sim! Provavelmente, as de Antioquia, lconio, Listra e Derbe.
Pergunta: E quem eram essas tais Igrejas? Sim! Provavelmente, as de Antioquia, lconio, Listra e Derbe.
Observe porém que: Narra-se o inicio dessas Igrejas em (At 13. 13 a 14.24).
Segundo Expositores e Teólogos adversos: Esta é a mais
Antiga das Epístolas Paulinas. Segundo relatos históricos: Ela foi escrita por Paulo, quando este ainda estava na Grécia (O
período também foca a sua terceira viagem missionária, isto durante a mesma e
como tal: Data-se de 49 d.C).
*Veja o quadrinho abaixo, outras informações precisas sobre este documentário escrito do sacro Apóstolo de Jesus!
*Veja o quadrinho abaixo, outras informações precisas sobre este documentário escrito do sacro Apóstolo de Jesus!
0 Autor: 0 Apóstolo Paulo, (Cap.1. 1).
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A chave: "A liberdade em Cristo Jesus", (Cap. 2.4; 5).
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Segundo a história: No inicio o Apóstolo foi bem recebido pelos Gálatas. Tal recepção fez Paulo estabelecer Naquela Região uma Igreja que iria mudar o curso de muitos na Galácia. Vide: Cap. 1.6; 4. 14.
Porém: com sua ausência, entraram supostos conversos a fé, que ainda traziam as marcas do Judaísmo. Sim! Os tais começaram uma campanha de ensinamentos, onde diziam que: que era necessário entrarem pela porta do judaísmo para serem realmente salvos.
Porém: com sua ausência, entraram supostos conversos a fé, que ainda traziam as marcas do Judaísmo. Sim! Os tais começaram uma campanha de ensinamentos, onde diziam que: que era necessário entrarem pela porta do judaísmo para serem realmente salvos.
-Vendo o perigo que rodeava os crentes da Galácia, Paulo mesmo distante, ver-se na obrigação de Orientar, sua prole espiritual contra o perigo que permeava a Igreja de Jesus naquela região.
-Assim sendo: O Apóstolo escreve esta Epístola para corrigir este erro e salvar a Igreja, (digo: livra-la, de ser apenas uma seita dos Judaizante). Sim! Aqui Paulo deixa claro: Quem é o real fundamento da Igreja! Embora Jesus fosse Judeu de fato, sua mensagem transcendia o Judaísmo fazendo Dele a essência verdadeira e inquestionável do Evangelho! Amém!
Histórico:
Vamos conhecer um pouco mais daquela Região: Sim! A Galácia
era uma Região, Província do Império Romano! O fato que leva Paulo a redigir
uma Epístola endereçada a ela era:
Primeiro: Sua preocupação como Pastor. Aqui aprende-se que todo aquele que lidera, nunca deve perder o foco de suas ovelhas mesmo quando esta distante!
Segundo: O fato que lhe fora notificado! Paulo foi notificado que estava ocorrendo, constantes desvios, de crentes por causa de falsos ensinos!
Primeiro: Sua preocupação como Pastor. Aqui aprende-se que todo aquele que lidera, nunca deve perder o foco de suas ovelhas mesmo quando esta distante!
Segundo: O fato que lhe fora notificado! Paulo foi notificado que estava ocorrendo, constantes desvios, de crentes por causa de falsos ensinos!
a) -
Objetivos da Epístola:
1- Combater as doutrinas Judaizantes (Cap 1.1-13).
2- Ensinar o propósito da fé, diante da questão da
Lei.
3- Restaurar os Gálatas caídos.
Observações:
1ª- Paulo foca a fé e a graça esta Epístola,
para confrontar-se com os judaizantes que procuravam intensificar a lei dentro
do favor Divino (O cristianismo)!
2ª- No Contexto Mosaico: A Lei não dependia exclusivamente da fé,
mais da Razão; uma vez que Deus, queria mostra-lhes Soberania! Então Paulo foca
que a Lei não dependia da fé necessariamente! Por que a Lei não JUSTIFICAVA, apena INOCENTAVA!
Porém independente disto a Lei não se opunha a fé, pois em alguns pontos
a Lei exigia que se usasse a fé (Dt 28.1-3).
*Isso pode se visto como "Coerência". Isto é se eu não tenho o poder de faze-lo, mais Deus tem e pode! Então deixo ele fazer, só preciso confiar Nele. Era isto que a Lei fazia! Quando um Israelita dependia da Lei e tal dependência exigia fé, a Lei não o inibia, nem o proibia, pelo contrario, exigia que a vontade de Yavé fosse obedecida e guarda. Amém!
*Só que esse padrão não se enquadrava no perfil dos gentios Para estes Jesus veio trazer A Graça! A Graça acaba se tornando mais eficaz que a Lei, por que usa de compaixão, em casos que só a morte o objetivo.
*Isso pode se visto como "Coerência". Isto é se eu não tenho o poder de faze-lo, mais Deus tem e pode! Então deixo ele fazer, só preciso confiar Nele. Era isto que a Lei fazia! Quando um Israelita dependia da Lei e tal dependência exigia fé, a Lei não o inibia, nem o proibia, pelo contrario, exigia que a vontade de Yavé fosse obedecida e guarda. Amém!
*Só que esse padrão não se enquadrava no perfil dos gentios Para estes Jesus veio trazer A Graça! A Graça acaba se tornando mais eficaz que a Lei, por que usa de compaixão, em casos que só a morte o objetivo.
Note: O forte da Lei era a Obediência, já o forte da fé
era a Graça! Foi pela graça de Deus que Abraão alcançou o favor da Fé!
*Quem foi Abraão? Um Semita Oriundo das Terras da Mesopotâmia, mais precisamente a chamada "Ur dos Caldeus". O que esse homem tem de exemplo para nós? vamos vê?
*Quem foi Abraão? Um Semita Oriundo das Terras da Mesopotâmia, mais precisamente a chamada "Ur dos Caldeus". O que esse homem tem de exemplo para nós? vamos vê?
*Abraão foi justificado
pela fé!
3ª- Na Visão Paulina: A fé por sua vez descaracteriza
a dependência da Lei! Por que Além de Salvar, ela (A fé), também Justifica. (Vimos isto n a Carta aos Romanos).
*A Carta parafraseia
Três fatos relacionados a:
1- A Fé, (Abraão); 2- A Lei, (Moisés); 3- A Graça.(Cristo).
b)- A defesa
de Paulo ao Evangelho:
Espantado
com as Noticias que recebera Paulo foca logo de inicio uma excelente defesa ao
verdadeiro Evangelho que recebera de Cristo (Cap 1.1-7).
Veja: Nesta Epístola, Paulo define como “Nova
Pregação” - As pretensões heréticas difundidas no meio da congregação! Já
Expressão “outro” exprime um “Evangelho diferente”, daquele a
qual ele havia pregado antes, dos Judaizantes impregnarem as mentes dos crentes
Galacianos!
Paulo concretiza dizendo:“Ainda que alguns de
nós... ou mesmo um Anjo, vós pregue algo diferente (* o Autor: sintetizo eu o texto), Não
creiam é maldição!”
Note: Com esta afirmação Paulo defendia com
maestria a pureza do Evangelho de Cristo!
c)- A Epístola possui três divisões básicas:
A Primeira divisão: Trata o Apóstolo Paulo de, "O Apostolo da
liberdade em Cristo Jesus"; Nesta Epístola, Paulo, afirma e prova a sua chamada divina, também sua autoridade como Apóstolo do Rei Jesus Cristo (Caps. 1 e 2).
A Segunda divisão: Versa sobre "A Doutrina dessa
liberdade"; A nossa justificação é inteiramente pela fé, e não pelas obras da lei, (Caps 3 e 4).
a)- A doutrina da liberdade e a justificação: Neste tópico temos três focos cruciais:
1º A Fé: – (Cap 3.6); Vem primeiro por que Abraão, foi Justificado por ela. E por
meio dela tornou-se amigo de Deus. Logo sem fé não existe graça, lei ou
salvação! Exemplo: O Pacto Abraâmico foi feito pela fé (Ainda que sem ve quem lhe falava, ele creu
quando ainda residia em Ur dos caldeus "Gn 12.1ss; 15"). Isto não incluía obras!
2º A Lei: - Esta era Mosaica, veio depois de Abraão 400
anos! Logo o pacto que Deus fizera com o velho Patriarca era puramente de fé e
não de lei! Tanto que a maior circuncisão era a que se operava no coração! O
Pacto Abraâmico não tem nada haver com a
lei! A lei que abraçou-o, e por isso os judaizantes obrigavam os crentes a
passarem por ela e ainda cumprirem a mesma, para realmente serem salvos!
* Paulo deixa claro que a Lei não foi dada para salvar, apenas para
inocentar da culpa, uma vez que seu papel é mostrar o erro!
* A Doutrina da Justificação então toma forma em Cristo – segundo Paulo
(Cap. 3.13). Portanto o cristão estava isento da lei, não do amor!
3º A Graça:- Favor imerecido (do grego: charisma). Note: Uma coisa boa da
lei é que esta não se oponha a fé, pelo contrário incentiva-a (Cap. 3.21; Dt
28.1-2).
Neste ponto descobre-se que Cristo nos trouxe uma fé genuína inserida dentro do favor Divino, porém para isto se concreto Ele próprio
cumpriu a lei, isentando a sua Igreja deste peso que era a lei sem a graça!
A Terceira divisão: Cristo nos libertou para uma "Vida de Liberdade"; conclui com certos conselhos e direções praticas, (Caps. 5 e 6).
b)- Os Conselhos e
práticas são:
A Vida que Paulo
defendia pela luz do Evangelho era a da Liberdade! Note:
Liberdade Em Cristo Nem a circuncisão ou a incircuncisão tem o valor empregado
pela graça (Cap 5.6). Portanto dizia ele: “Não useis a vossa liberdade para
dar ocasião a carne”...(v.13).
Entenda: A Base deste (Cap 5.1-6) era: “Permanecer
na Graça”.
1*) - Os crentes da Galácia, rejeitarem os
falsos mestres (Cap. 5.1,7-12).
2*) - Andar em amor!
Note: As pregações Judaizantes os obrigavam a
cumprirem a Lei para serem salvos! Paulo lhes diz que se o amor a Cristo e ao Evangelho estivessem em seus
corações, eles já estavam cumprindo os interesses da Lei, logo os rudimentos
exigidos por ela (a Lei), já não eram necessários aos crentes (Cap. 5.14).
3*) - Serem firmes na hora da Tentação da carne (Cap. 5.16-21).
*Neste tópico Paulo
foca:
1º- Obras da
carne. →Porque as obras da carne são manifestas, as quais
são: Adultério, Prostituição, Impureza, Lascívia,
Idolatria, Feitiçaria,
Inimizades, Porfias,
Emulações, Iras, Pelejas, Dissensões,
Heresias, Invejas, Homicídios, Bebedices,
Glutonarias, e coisas semelhantes a estas,
acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais
coisas não herdarão o reino de Deus (vv.19-21).
2º- Os
frutos do Espírito. → Mas o fruto do Espírito é: Amor, Gozo, Paz, Longanimidade,
Benignidade, Bondade, Fé, Mansidão, Temperança. “Contra estas coisas não há lei.”
(vv.22,23).
4*) - O crente agora além de andar no Amor
agora sob a regência do Espírito Santo - deve também andar
segundo o Próprio. Digo segundo sua vontade, santidade, amor e dedicação! (Cap.
5. 25).
5*) - Levar as cargas uns dos outros. (Cap
6.1-5).
6*) - Fazer o bem, principalmente aos
domésticos da fé (Cap.
6.6-10).
7*) - Paulo finaliza dizendo: Gloriem-se no
Senhor
(vv.14,15).
Conclusão da
carta: Restaurar a fé dos crentes e firmá-los em Cristo
com base suficiente para se defenderem dos falsos mestres! Amém!
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