Texto: “Assim será a palavra que sair da minha boca...” (Is 55.11).
Introdução:
Introdução:
Dentro deste numero, registra-se 7.427, relacionadas a vida! Dentro ainda deste número significativo, três livros destacam-se somando junto cerca de 3.086 promessas, o que corresponde a há 35% de todas as promessas da Bíblia.
Porém descobre-se ainda que: outros livros tais quais Deuteronômio, Levítico e Salmos, empreendem riquezas ao verbo – prometer! Ex. Dt 28. registra, 133 promessas, tornando-se assim o maior capitulo em promessas nas escrituras! O Segundo maior fica por conta de Levítico Cap. 26, onde registra-se 99 delas! E por ultimo o Salmo 27 é considerado o mais rico por que cada versículo parafraseia uma "promessa" em seus 14 versículos!
Vamos começar por aqui:
*De acordo com a passagem em Evidencia oriunda de: (Dt 28.1,2). As condições são:
*De acordo com a passagem em Evidencia oriunda de: (Dt 28.1,2). As condições são:
Embora esta promessa esteja inserida dentro do Antigo Pacto, ela também se foca na Igreja! Jesus confirmou isso ao dizer: "Aquele que tem os meus mandamentos... Será amado por meu Pai" (Jo 14.21). Essa condição nos dar direito a usurfrir da bençãos de Deus, do mesmo modo que estava destinadas a Israel (Ef 1.4-6) Isso abre-nos um novo leque de aplicações.
1º- O povo que carrega o nome de Deus! Fazemos parte deste povo, a aparti do momento que depositamos nele nossa fé nossa confiança e nossa crença de modo geral! Veja: Se o meu povo que se chama pelo meu nome....
2º- Povo de coração humilde não dado a exaltações e soberbas: Pedro descreve que os humilhados são exaltados (1ª Pe 5.6). Isso é promessa!
3º- Povo de Oração: A Biblia descreve que o crente que ora, tem o Sim de Deus a seu favor! Por meio da oração Deus: Responde o crente (Mt 6.6). Deus, livra e abençoa!
3º- Povo que busca a presença de Deus: Deus se manifesta a eles, se deixa achar por eles (Is 55.6;Jr 28.11-13).

Note: O elemento que observa estes três paramentos é agraciado com três sacras promessas! O próprio Deus é quem diz:
1- Eu ouvirei...
2- Eu perdoarei
3- Eu sararei... Dentro destes paramentos e condições vistas, descobre-se que:
2- Eu perdoarei
3- Eu sararei... Dentro destes paramentos e condições vistas, descobre-se que:
Os que creêm buscam a Deus a qualquer hora e momento da vida! Jesus disse: Credes em Deus... (Jo 15.1-3). Agora veja a promessa: Aquele que crê do seu interior correrão rios d´águas vivas (Jo 7.38). Sob este prisma ver-se que as promessas de Deus tem propósitos!
Por que alvos? Como já disse elas possuem propósitos! Aqui quero destacar quatro, alvos dessas promessas!
"Ela possui uma dimensão geral" Sim! Através desta dimensão Deus não faz acepção de pessoas para a salvação! Sim! A salvação é para todos (Jo 3.16). Esse é o desejo de Deus que todos sejam alcançados (1ª Tm 2.3,4).
"Ela é individual". A promessa quando é individual foca-se apenas no individuo. Ex. Gn 3.15), O Alvo aqui era Cristo, esmagando Satanás! Esta promessa visava salvar sua criação da condenação! Quando se dirigiu a Noé (Gn 9.10-17), dando-lhe a Arca, seu objetivo era conservar sua criação para não perder o foco da promessa da semente! Quando se dirigiu a Abraão (Gn 12.1,2), prometendo-lhe uma posteridade, estava vendo de onde tiraria a semente de fato! Quando se dirigiu a Moisés o fez para salvar o futuro de sua semente que viria daquele povo! Quando elegeu Josué, sucessor de Moisés, o fez, para este manter-se firme na promessa! Quando observamos estas analises bíblicas, descobrimos que para realizar seu intento Deus fez a estes promessas individuais!
4º Alvo: A Dimensão da Igreja: Agora sob a Pessoa do Cristo, Deus direciona suas promessas também a Igreja! Aqui Jesus é quem dar vida a esta promessa: No evangelho de Mateus Jesus diz que um novo povo seria alcançado e este povo daria crédito a sua pregação. Isto é confirmado em (Ef 2. 11-22). No Evangelho de João ver-se que: Estes são descritos como novas ovelhas (Jo 10.16).
Estes Alvos, nos direcionam aos propósitos reais das promessas.
1º Remir.
2º Conduzir.
3º Abençoar.
- Por que todas quantas são as promessas de Deus, tem dele o sim e o amém! (2ª Co 1.20).
Conclusão: Aquele que é fiel é quem faz a promessa, e sua promessa é infalível, por que tem dele o Amém! Deus é o protagonista da infalível promessa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário