sexta-feira, 31 de maio de 2013

UM LÍDER SEGUNDO A VONTADE DE DEUS

           LIDERANÇA

TEMA: Um Líder segundo a vontade de Deus!


Textos: Josué (Cap. 1-9).

Introdução:
         Josué o nobre capitão de Moisés, homem de confiança, jovem e aguerrido, destacou-se ao lado de seu grande mestre e mentor (Moisés), quando juntos estiveram atravessando as terras áridas e aquecidas do deserto, em dias causticantes de quase 50º Célsius, e noites frias, geladas como o sopro da morte. Sim! Essa ligação com Moisés foi o suficiente, para que o destemido soldado, chama-se a atenção de Deus para si.

Moisés, fora um líder inigualável é fato, porém todo líder humano passa, é necessário então, que outros sejam qualificados, a assumir esta posição em tempo hábil, certo e oportuno!
Todos nós sabemos que Moisés por conta de sua indignação contra o povo, cometeu uma insanidade ao ferir a Rocha, com violência, ignorando a ordem de Deus. Isto custou ao mesmo a proibição a entrada na terra prometida. Vide: (Nm 20.7-13).

Por esta inconstância, o povo ainda precisaria de um Líder, tão ousado quanto, destemido, quanto, e os Únicos que se encaixavam neste perfil eram, Josué e Calebe. Porém Deus escolheu Josué!
Isto começou a acontecer quando o próprio Deus começou a exigir de Moisés a presença de Josué.

Note: Quando Leio (Nm 27. 12-17), precisamente o (v. 16); Vejo e entendo que Moisés não havia preparado ninguém para substituí-lo! Deus estava anunciando-lhe que o tomaria.

*Veja o que Ele mesmo diz: “Que o Senhor... ponha um homem sobre esta congregação. *Mas ele se redime afirmando: O qual saia diante deles e entre diante deles, e os faça sair e os faça entrar; para que a congregação do Senhor não seja como ovelhas que não têm pastor.” Sim! Essas palavras, embora possam se interpretadas de outra forma, (Como se Moisés quisesse ensinar ao Senhor como proceder), nos revelam que Moisés tinha amor a sua vocação e prezava pela pelo povo!

Sim! É isto que esta nítida neste texto: Logo esse líder que o Senhor haveria de colocar em seu lugar teria que ser tão bom quanto ele, ou melhor, que ele!
**A realidade é esta é assim que todos pensam no final!

A Escolha de Josué.

Em algumas ocasiões Deus já havia deixado explicito sua escolha, a Moisés. Veja como:
*Quando Fora para escolher os Doze espias, Josué é citado com o nome de Oseias (que sig. Jeová Salva). Cf v.8.

*Mais o que me chama a atenção é que no final da relação, Oseias é citado de novo, por Moisés, tendo seu nome mudado para então: Josué, que sig, “Jeová é Salvação, podendo parafrasear ainda: o Senhor é Salvador”. E mais a conjectura Hebraica, que se define como: Joshuá, ou ainda: Yeoshua, é uma especificação da terminologia grega, para nada mais nada menos que Jesus! Aleluia!!! **Me empolguei! Por causa disto o Jovem passou a encabeçar a coluna, junto a Calebe, (cf Cap.13.16,30;14 6).

*A Ousadia dos dois quase os fizera perecer se Deus, não estivesse intervido, Isso mostrava que Deus, estava gostando da sua escolha! Bom os dez morreram de praga, mais Josué e Calebe, Deus os conservou vivos, (cf Cap.14.36-38).

Note: Para Calebe uma promessa, Para Josué, um plano! Aleluia!

*Sim! Ainda: Quando por ocasião da batalha contra os Amalequitas, Josué estava lá liderando um monte de despreparado, desprovido de alma Bélica, mais que confiavam, no líder, tanto ele ali presente quanto o velho patriarca que estendia, os braços sobre eles da colina.

*E mais: Quando Moisés precisava se ausentar para ir ter com o Senhor, Lá estava o Soldado lhe acompanhando, firmemente! Sim! Vimos soberbas provas da vida deste bravo guerreiro a quem Deus próprio escolhera para liderar seu povo a terra da promessa.

Sim! Por ocasião do capitulo (27.18-22). Quando Moisés terminará de fala, sobre a eleição do preterido do Senhor, fosse ele, quem o próprio escolher-se. Fato: Deus Nomeia seu escolhido a Moisés (cf v.18).

Condicionado o escolhido.

Veja: “Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe a mão”. (v.18).

Por que isto?

Obs: É visto que quando por ocasião dos espias, Josué se manteve firme no propósito de possuir a terra, confiando no Deus que servia. Por conta disto o povo revoltando e inflamado por dez covardes, ameaçaram apedrejar Josué e o corajoso Calebe!

*Imagine a Revolta do povo, e veja agora a revolução de Deus! Eu escolho Josué. E mais notifica ao povo que queria matá-lo! Faz isto diante de toda a congregação, sim chama Eleazar e unges o meu escolhido diante deles! ...E sobre ele porás da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel. (v.20). *Aleluia!

E agora como se um líder segundo a vontade de Deus?

Josué esta agora diante de uma grande responsabilidade. Fato Moisés seu grande Ícone, estava Morto e sobre seus ombros pesava a liderança do povo!

Quando a Responsabilidade pesa.

Apesar de ter a aprovação de Deus, Josué sente-se desolado, com o peso da liderança. Sim! A responsabilidade lhe pesava muito naquela hora.
Povo duro e obstinado de coração, que fizera Moisés diversas vezes ter agir com dureza, ao ponto de perder o direito de entrar na terra da promessa!

O Capitulo de Nº 1 de seu livro, margeia essa imparcialidade, em como proceder agora?
Sim! Essa imparcialidade levou o próprio Deus, a ter que Reanimar seu servo!

Veja: Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e este Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares. (Cap.1.1-9).

Quero destacar desta leitura quatro versículos: 

1º (v.2) - Deus manda Josué Levantar...
Isto significa que Deus, até escuta o prostrado, mais só fala quando o mesmo estiver de pé! Tome posição, desça nas asas da humilhação, e suba exaltado debaixo da glória de Deus, de pé para conquistar!

2º (v.3) – Todo lugar que pisar a planta do teu pé, será teu, por herança...
Tu serás um conquistador, e ele foi.

3º (v.5) – Ninguém te poderá resistir...
Deus estava dizendo para ele: “Tu serás imbatível”, e ele também foi!

4º (v.6) – Tende bom animo... Obs: que por três vezes Josué ouve esta expressão: Bom animo! Certamente Josué temia o fato de liderar, e não conseguir ser como Moisés o fora!  Ai que Deus lhe diz, Como fui com ele serei contigo! Sim! Era o Peso da Responsabilidade.

Porque Josué é visto neste cenário, como um líder segundo a vontade de Deus?
Vamos destacar aqui quatro objetivos a ser alcançado por Josué.

1º - Conquistar a confiança do Povo.

Obs: Um novo líder, o mesmo povo! Dois líderes com comportamento e ideias diferentes, mais um mesmo objetivo.
 Aqui é esta o segredo: O Mesmo Objetivo levava Josué, a falar a mesma linguagem de Moisés. Mesmo quando não se achou pronto, viu Deus lhe condicionar, a liderar com a mesma maestria de Moisés, porém com um toque de militarismo na veia.
Sim! Quando Deus lhe condicionou o próprio povo se achegou a Josué, e se prontificou a obedecê-lo. (Cap. 1.16-18). Esse era o momento mais marcante na vida de Josué, saber que i povo estava com ele.

2º - Ser um líder parecido com Moisés.

Neste ponto a aparência entre ambos se resumia a:
1-      Honrar a Deus.
2-      Fazer prevalecer a lei. (v.9).
Sim! Josué, de fato conseguiu este equilíbrio, suas ações demonstram isso.

3º - Não se descuidar do propósito de Deus.

Quais eram os propósitos de Deus, Para Josué?
1-      Tu farás este povo entrar a terra da promessa...(v.2,3).
2-      Não afastes da tua boca o livro desta lei...

Porque?

1-      Ele te conduzirá...
2-      Ele te fará prosperar...

Em que?

Nas batalhas, nas conquistas, no avanço e na vida!
Posso ainda conjectura que: Não se desviar dos propósitos de Deus, sig. Prosperar no caminho. Superar Obstáculo, derrotar os inimigos que nos assolam dia após dia.

Note: Quando Josué, assume a postura de servo fiel de Yavé, sua vida muda, por que agora quem é o, elo de ligação direta entre o povo e Deus é ele. Após este fato, Josué passa então ater convicções de suas ações e decisões. No Cap 2 ele envia espias a Jericó. No Cap 3 ele acampa junto ao rio Jordão. Aqui ele demonstra sua força em Deus: (cf Cap.3.5).

4º Levar o povo a conquista.

Recapitulando: Cap 1 – Josué, é encorajado por Deus.
Cap 2 – Josué, manda espionar a terra da conquista.
Cap. 3 – Josué, esta focado na conquista.

*Sim! Josué, consegue enxergar que levar o povo a conquista não era só vontade sua, mais sim de Deus, e que portanto Deus deveria ser obedecido em qualquer situação. “As palavras: Tu farás este povo conquistar a terra...” lhe soava aos ouvidos, e lhe impulsionava, a obediência.
No Cap 6 Josué esta diante de seu primeiro desafio, Jericó. Conquistar Jericó, seria o primeiro passo em direção as terras, que se inseriam na promessa.

*Sim! Aqui fecha-se o circulo da compreensão que intitula esta mensagem, “Um líder segundo a vontade de Deus”. Com a conquista de Jerico em mãos, Josué é consagrado diante do povo como o Escolhido de Deus. Por que? Por que em sua primeira conquista, seus poderosos inimigos caíram sem que o bravo Soldado, levantar-se se quer uma espada.
Parece loucura, mais, Fé Grito e som, foram as armas dessa grande luta. Onde o vencedor foi Deus. Sim! O Líder Josué levou o povo a conquista!

Conclusão: Para ensinar o povo Deus levantou Moisés, mais para guerrear e conquistar, Deus levantou Josué. Quando entendemos isto, então descobriremos que somos lideres segundo a vontade de Deus. Amém!








José Francisco da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário